quarta-feira, 21 de novembro de 2012

CADA UM TEM A GÊMEA QUE MERECE (JACK AND JILL) X VIZINHOS IMEDIATOS DE 3º GRAU(THE WATCH)

Resolvi falar sobre esses dois filmes de forma conjunta porquê, sinceramente, eles não merecem um post só pra eles. Outro motivo é poder comparar a obra e o perfil de Adam Sandler e Ben Stiller, dois dos "comediantes" mais celebrados do atual cinema norte-americano. É verdade que ambos já fizeram alguns filmes "assístiveis", em sua maior parte comédias românticas. É também fato que, ao tentarem se aventurar em outros gêneros, raramente o resultado foi produtivo.
Foi este o caso com Adam Sandler, que, a exemplo de Eddie Murphy em suas comédias Vovózona e Dr. Doolittle, impersonou mais de um personagem na mesma obra. Confesso que não assisti nenhuma delas, mas é difícil acreditar que a performance de Murphy tenha sido menos sem graça que os dois irmãos gêmeos encarnados por Sandler. A dupla é composta de um publicitário e sua irmã, uma figura caricata que, por mais trapalhadas e piadas forçadas que faça, não consegue arrancar risadas do público, em tentativas sofríveis por parte do ator principal, que simplesmente não combina com esse tipo de papel.
O que talvez salve o filme do desastre total é a participação do deus do cinema Al Pacino, que, interpretando ele mesmo, acaba de apaixonando pela estabanada gêmea. O irmão precisa da participação de Al em um comercial de TV para salvar sua agência, e acaba movendo mundos e fundos para convencer a irmã a dar uma chance para o ator.
O resultado final é uma comédia de baíxissima qualidade, com índice nulo de piadas inteligentes e praticamente o mesmo nível de risadas para qualquer pessoa com QI acima de 80.
Igualmente mal-sucedida foi a empreitada de Vizinhos Imediatos de 3º Grau, capitaneada por Ben Stiller e Vince Vaughn, em um roteiro que tenta misturar ficção científica e comédia, em um resultado, no mínimo, indigesto.
Os dois atores fazem parte de um grupo de vigilantes de uma vizinhança que foi atacada por um ser estranho, que mais tarde se descobre ser um alienígena. Vaughn é pai de uma adolescente e alterna o trabalho de vigilância da vizinhança com a patrulha da virgindade da filha. O filme tenta repetidas vezes fazer uso de piadas à là videocassetadas, com nenhuma sacada digna de receber a alcunha de humor inteligente. Nem mesmo o ator Jonah Hill, que apresentou performances carismáticas em outros filmes, teve bom desempenho.
Aos que alegam assistir filmes só por diversão, para descontrair e não para pensar, recomendo que façam outra opção, pois estarão comprando gato por lebre.

Nenhum comentário: